5582697802 Flied Egg | gerarockmp3

Historia

 

Apesar da falta de popularidade, o hard rock japonês dos anos 1970, apresentou uma série de ótimos grupos que criaram discos de grande qualidade ao longo dos anos. Ao lado de nomes como Flower Trevellin’ Band, Blues Creation, Far East Family Band e Strawberry Path entre outros, um dos grupos que podemos também reconhecer como de primeira linha é o Flied Egg. Apesar da origem nipônica, o grupo trazia todas as características do rock inglês da época. O grupo fazia um vigoroso hard rock com pitadas progressivas, aliado com excelentes canções e interpretações bem humoradas. A banda estreou em 1972, com essa maravilha de disco chamado Dr. Siegel’s Flied Egg Shooting Machine que é a faixa que abre o disco e tem semelhanças com o que fazia Frank Zappa e seus Mothers Invention na mesma época. O classic rock é apresentado na boa levada de Rolling Down The Broadway, que claramente é influenciada pelo Uriah Heep. Com uma guitarra à lá Mick Box, o grupo mostra eficiência instrumental além de que o vocalista se apresenta com técnica e garra. Aliás, o Flied Egg contava com o baterista como cantor principal, fato não tão comum no rock. Uma balada mais melosa e romântica também aparece no disco, destoando um pouco do todo. I Love You (o título já denuncia) com direito a violinos, refrão para lá de romântico, mas não se pode dizer que a melodia não seja bonita. Sem dúvida, poderia ser hit radiofônico na época se bem divulgado. Na sequência, o grupo ataca de Led Zeppelin com Burning Fever um tremendo hard rock, pesado até a alma, principalmente se considerar a época de quando foi gravado. Um verdadeiro petardo sonoro onde Jimmy Page é a maior influência já que as intervenções do guitarrista são os grandes destaques. A primeira do lado B é I'm Gonna See My Baby Tonight, faixa ótima e que lembra o sucesso Easy Leavin de Demons and Wizards. Este lado também mostra uma maior inclinação para o rock progressivo, basta ouvir a faixa Oke-Kus que traz uma longa sequência de teclado, muito parecido a momentos do Emerson, Lake and Palmer que nesta época estourava em todo mundo. O fechamento do disco é sensacional com a épica Guide Me To The Quietness onde guitarra e teclados dão um verdadeiro show, uma incrível música que emociona a qualquer fã do clássico rock and roll setentista.

O grupo ainda gravaria outro disco no mesmo ano, o também excelente Good Bye que praticamente mantém o mesmo nível desta estreia. Esta pequena coleção do Flied Egg, foi lançada em formato digital anos atrás e também pode ser encontrada em formato vinil, com capa dura, dupla além de excelente prensagem pelo selo Phoenix Records.

Curiosidades

Apesar de não primar pela originalidade, o Flied Egg se coloca quase no mesmo nível dos grandes nomes japoneses, pelo menos no quesito técnica já que o som do grupo soa extremamente bom e poderoso para os ouvintes da música do gênero e época.

Integrantes

Hiro Tsunoda (Vocais, Bateria, Percussão)
Shigeru Narumo (Guitarra, Vocais Secundários, Teclas)
Masayoshi Takanaka (Baixo)

 

Ex-Integrantes

 

Shinki Chen (Vocais, Guitarra)
George Yanagi (Vocais, Baixo

Discografia

Dr. Siegel’s Flied Egg Shooting Machine (1972) - Link

Good Bye (1972) - Link

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Vídeos

                                                                                                                         

 
 
 
 
 

SIGA nossas redes

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram

© 2018-2019 | GeraRock® - Todos os direitos reservados