5582697802 Harppia | gerarockmp3

Historia

Banda Paulistana, surgido em 1982 com o nome de Via Láctea. A banda era formada por Jack Santiago, Hélcio Aguirra, Marcos Patriota (ex- Aeroplano) , Ricardo Ravache (ex-Aeroplano) e Zé Henrique. Em 1985, Tiberio Correa Neto, à convite de Ricardo Ravache, substitui Zé Henrique na bateria, trazendo além de musicalidade e ritimicas inovadoras, experiência como produtor musical e artístico e empresário. Com a banda renovada, o Harppia entra em estúdio, grava e lança seu primeiro EP, A Ferro e Fogo, neste mesmo ano de 1985. Torna-se a primeira banda brasileira a gravar um album de Heavy Metal no País. Fizeram várias apresentações na Praça do Rock (Aclimação). O sucesso foi estrondoso, pois a banda unia sons de guitarras afiadíssimas com uma cozinha coesa e ritimica e musicalmente cativante. As performances do palco e os duetos de guitarras tornaram-se sua marca registrada. Apesar de ser comum fora do País, existirem dois guitarristas que solavam e tocavam base, no Brasil, ainda era novidade, causando muita confusão na cabeça dos jornalistas e críticos brasileiros de rock. Nos anos seguintes, cada um dos integrantes desta formação, resolvem tomar rumos diferentes, pois cada um queria mudar o estilo musical da banda. Apenas Tiberio permaneceu e continuou com o Harppia, visando manter a essência musical doHeavy Metal Tradicional. Entre muitos testes e contatos, a banda ficou definida em: Percy Weiss (vocais Ex-Made in Brazil), Flávio Gutok (guitarra, Ex-Aeroplano), Cláudio Cruz (baixo) e Xando Zuppo (guitarra, PEDRA). Com esta formação, os planos eram de gravar o segundo album: SETE, porém, devido a problemas particulares, meses antes da gravação, Xando se afasta da banda e em seu lugar entra o guitarrista Filippo Lippo (ex- Made in Brazil). Em 1987, SETE é lançando no formato LP, de forma independente, totalmente financiada pela banda. Nesta época, auge do metal no mundo, a banda inovou com posturas mais profissionais no palco e bastidores com equipes e equipamentos de ponta, coisa que até então não existia no Brasil. Harppia foi a primeira banda a se apresentar em frente a loja Woodstock Music, de Walcir Chalas. Foi num dia de carnaval de 1988, com participação especial de Daril Parisi(Platina) na guitarra. Entre 1988 e 1989, Tiberio e o jornalista Celso Barbieri encabeçaram o movimento do Harppia fazer uma turnê itinerante pela cidade de São Paulo, 4 dias da semana, em um teatro de cada bairro. Sendo que cada dia uma nova banda abriria para o Harppia tendo a oportunidade única de usar os mesmo equipamentos da banda (12 Marshalls Majors de 200w cabeça e duas caixas cada, 6 Ampeg 400w para baixo, cabeça e caixa, e a lendária bateria de FOGO Luthier Drum, de fabricação do Tiberio).

No final de 1989, Percy e Lippo deixam o Harppia para tomar outro rumo musical e profissional. Joari entra em seu lugar e a banda permanece apenas com um guitarrista, o Flávio. Neste período a banda manteve seu rítimo de shows e continuou compondo novas canções. As músicas estão registradas como demo e foi lançada junto com o cd oficial de mp3 da banda. Em 1990, Harppia recebe da Rede Globo, uma proposta de apresentarem um programa de Rock e também de tocarem na segunda edição do Rock in Rio. Depois de meses de ensaios exaustivos, por fim, acabou não acontecendo nem uma coisa nem outra, devido a problemas internos da produção do programa. Depois desta decepção, cada integrante seguiu rumos diferente. Apenas Tiberio e Claudio permaneceram no Harppia. Em 1996, entra um novo guitarrista, Marcos Rizzato. Junto com Tiberio e Claudio, retomam a produção de novas músicas, inicialmente como uma banda instrumental. Tiberio mostrou a demo para um amigo, dono da gravadora Megahard. Ele gostou tanto do material que sugeriu para que a banda colocasse letras em inglês para poder explorar o mercado internacional. Neste meio tempo, Bonzo Ledesma responde ao anuncio de uma revista e entra para o Harppia como vocalista. Em apenas 15 dias, o cantor teve que compor as letras e gravar as vozes para o novo album. Em 1996 Harppia´s Flight é lançado, com as faixas cantadas em inglês e instrumentais. Harppia´s Flight ficou mais conhecido no exterior, e ganhando críticas positivas. Existem ringtones das músicas deste album no Japão.

Em 2002 surge uma outra formação da banda Harppia com ex-membros da banda, passando a existir duas versões. Esta formação não chega a durar muito tempo e o Harppia oficial, liderada por Tiberio segue mantendo suas atividades normalmente.

Curiosidades

Finalmente em 2008, Harppia é convidado para se apresentar na Virada Cultural de São Paulo. Foi um grande evento que, reuniu todos os integrantes que gravaram os 3 albuns da banda, com excessões de Flavio (que abandonou o Heavy Metal), Marcos Patriota (que se radicou na Suécia) e o Filippo Lippo (que se radicou na Itália). O evento reuniu mais de 50 mil pessoas.

Integrantes

 

Tiberio (bateria)

Aya Maki (guitarra)

Nando Simões (baixo)

Bonzo Ledesma (vocal)

Ex-integrantes

 

Jack Santiago
Marcos Patriota
Ricardo Ravache
Hélcio Aguirra
Cláudio Cruz
Percy Weiss
Flávio Gutok
Joary
Filippo Lippo
Conrado Ledesma (Bonzo)
Marcos Rizzato
Théo Godinho
Milton Romero
Marcelo Frias
Sergio Banna
Paulo Thomaz
Tiago Gimenes
Silvio Izzy
Gabriel Fox
Kleber Fabiani

Discografia

 

Estúdio

A Ferro e Fogo (1985 - EP)

7 (álbum de Harppia) (1987) Em breve será lançado sua versão em CD pela Metal Soldier Records em Portugal.

Harppia's Flight (1997) Relançado em Portugal em 2014 pela gravadora Metal Soldiers Records com bônus.

 

Coletâneas

 

Brasil Heavy Metal (2009

                                                                                                                                 Videos

 
 
 
 
 

SIGA nossas redes

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram

© 2018-2019 | GeraRock® - Todos os direitos reservados